28 de fevereiro de 2013

Maragojipe: Atenção Básica realiza Programa Itinerante de Coleta de Material para Exames Laboratoriais



Equipe da Atenção Básica do município realiza coleta de amostras para exames nos Postos de Saúde de todo o município.

São realizados diversos tipos de exames, do mais simples ao mais avançado. Hemograma, Glicose, Colesterol, Toxoplasmose, Anti HIV, entre outros. O sistema de coleta é realizado durante todo o mês, sendo cada dia num posto diferente. Dependendo da demanda da localidade, a coleta é feita duas vezes por mês. São agendados 40 pacientes por dia.

A Coordenadora da Atenção Básica, Alane Almeida, afirma que o objetivo do programa é viabilizar para que não haja o desgaste dos pacientes. E desse modo, proporcionar uma melhoria na vida da população. “Evitar o deslocamento dos resignados até a Sede, evitando possíveis transtornos”, declara.

O agente comunitário de cada comunidade agenda o exame para o paciente, ou então, a enfermeira responsável recolhe a solicitação e já faz o agendamento logo após a consulta do resignado.

As amostras são encaminhadas para o laboratório em São Félix e no prazo de oito dias os pacientes recebem o resultado no Posto de atendimento da localidade.

A Técnica em Patologia, Elisabete Silva, diz que o programa é muito eficiente por permitir uma maior interação com as comunidades. Por possibilitar mais comodidade à população, não precisando se deslocar até o Centro de Saúde, na Sede. “O trabalho itinerante é bastante proveitoso”, diz.



A Prefeitura de Maragojipe, através da Secretaria de Saúde, dá prioridade à qualidade do atendimento aos cidadãos. E por meio de programas busca atender as necessidades básicas e garantir uma melhor de condição de vida e saúde dos munícipes.

Fonte/Foto: Ascom-Maragojipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem Relacionadas do Blogger.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...