29 de maio de 2013

Maragogipe cotada para fazer parte do "Projeto Rodas de Capoeira"

Foto: Ilustrativa 

Neste final de semana, foi promovido em Salvador um encontro com os Mestres de Capoeira da Bahia para apresentação de projeto de resgate da capoeira na Bahia.

O projeto RODAS DE CAPOEIRA, do Deputado Federal Popó, se constitui na construção de espaços destinados à prática da capoeira (rodas) no Estado da Bahia, bem como a realização de um programa de ensino da capoeira, com o intuito de preservar e difundir o desenvolvimento dessa arte.

"Eu achei o projeto fantástico. Acredito que agora a gente pode dar continuidade a esse projeto na Bahia. O Deputado Popó está de parabéns." declara Tonho Matéria, cantor, compositor e mestre de capoeira.

O projeto, em sua primeira fase, contempla a construção de 20 rodas de capoeira, sendo 10 no interior da Bahia, e 10 na capital, em Salvador.

"Eu estou junto com os mestres apoiando este projeto para a capoeira de Salvador e da Bahia. É o resgate da nossa arte, cultura, esporte e entretenimento turístico proposto pelo Deputado Popó que conta com todo o nosso apoio.", assevera Mestre China.

Entre as cidades cotadas, estão Muritiba, Cachoeira, Maragogipe, São Félix, Itabuna, Itororó, Camacã, Porto Seguro e outras.

Em Salvador, locais como Dique do Tororó, Ponta de Humaitá, Largo da Mariquita, Parque da Cidade, Jardim de Alá, Boca do Rio, Parque do Abaeté, Sta. Mônica, Morro da Sereia e Praça de Cajazeiras são os primeiros pontos a serem construidos espaços para o projeto RODAS DE CAPOEIRA, que será um espaço livre, de benefício a todos os praticantes e simpatizantes da Capoeira , mas manterá seu foco principal nas crianças e adolescentes em situação de risco.

"Nós estamos ao lado dessa campanha de implantação das Rodas de Capoeira em Salvador. A Capoeira, além da cultura maior da nossa terra, pode ser uma ferramenta de educação e inclusão social, e combate ao uso de drogas.", apoia Edmilson Pombinho, coordenador de esportes da Prefeitura de Salvador.

O Deputado Popó já indicou emenda para garantir a construção de 20 rodas de capoeira na Bahia e acredita ser o primeiro passo para garantir a execução do projeto.

"O meu mandato está atento para atender o esporte. A capoeira precisa ser lembrada e reconhecida. É também cultura da nossa Bahia, e não pode morrer. Por isso, o projeto rodas de capoeira vai acontecer, para resgatar uma das malehores manifestações que temos.", declara o Deputado Popó.

O projeto conta, também, com apoio da Prefeitura de Salvador e das cidades parceiras, do Governo da Bahia (SETRE) e da Federação Baiana de Capoeira.

"Foi um encontro muito proveitoso. Pedimos aos inúmeros mestres, contra-mestres, professores e praticantes de capoeira que usem sua energia como combustível para esse projeto decolar.", finaliza Nelsival Meneses, presidente da Federação Baiana de Capoeira.


Fonte: Notícia Livre



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem Relacionadas do Blogger.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...