13 de setembro de 2014

Estudantes maragogipanos participam da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2014

Será realizada neste sábado, dia 13 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília), a prova da 2ª fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP 2014. Classificaram-se para fazer a prova 907.446 alunos de mais de 41 mil escolas de todo o país, dentre eles, diversos maragogipanos. Atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP tem como objetivos incentivar o estudo da matemática e revelar talentos.

No mesmo dia, cerca de 13 mil professores de todo o país também farão a Prova de Habilitação do Programa OBMEP na Escola. Dentre os participantes habilitados, serão convocados 1.000 professores das redes estadual e municipal, que realizarão, a partir de março de 2015, atividades extraclasse nas suas escolas e em escolas vizinhas utilizando os materiais da Olimpíada.

As provas serão realizadas em mais de nove mil Centros de Aplicação, distribuídos em todos os estados da federação. No endereço http://www.obmep.org.br/mapa_2afase_2014_content.html, pode-se consultar a lista de classificados e os locais de provas. Todas as escolas participantes da 2ª fase da OBMEP já devem ter recebido, via Correios, os cartões de confirmação dos alunos. No dia 13 de setembro, os alunos devem comparecer aos locais de prova com meia hora de antecedência e devem levar um documento original com foto. No site da OBMEP (www.obmep.org.br), as escolas também podem imprimir os cartões de confirmação dos alunos no espaço reservado a elas.

Prova da 2ª fase - Foram inscritos na OBMEP 2014 18.193.130 alunos de 46.712 escolas, localizadas em 5.533 municípios (99.41 % do total). A prova da 1ª fase, realizada no dia 27 de maio, foi composta de 20 questões objetivas (múltipla escolha) e aplicada nas próprias escolas. Coube a cada estabelecimento de ensino participante fazer a correção das provas dos níveis 1, 2 e 3 (com base em gabaritos enviados pela coordenação da OBMEP) e selecionar cerca de 5% dos alunos com melhor pontuação.

A prova da 2ª fase da OBMEP terá duração de três horas e será composta de seis questões discursivas, nas quais os alunos devem expressar de forma clara os cálculos e o raciocínio empregado. A correção será realizada em duas etapas – a primeira, regional, por professores universitários indicados pela coordenação da Olimpíada, e a segunda, nacional, por um grupo de professores supervisionado pelo comitê de provas da OBMEP.

Divulgação dos resultados - No dia 1º de dezembro, serão divulgados os premiados da OBMEP 2014, sendo 6.500 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata e 4.500 medalhistas de bronze) e cerca de 46.200 ganhadores de menções honrosas. Os 6.500 medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC 2014), que será realizado em 2015. Também serão premiados professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacarem em virtude do desempenho dos alunos.

Iniciada em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). No site da Olimpíada, além de informações sobre os programas correlacionados (PIC Jr., PICMEP, Portal da Matemática, Clubes de Matemática, OBMEP na Escola, PECI, POTI e PROF), alunos, pais de alunos e professores encontram materiais didáticos como bancos de questões e resolução, em vídeo, de provas de edições anteriores.

OBMEP na Escola - Também no dia 13 de setembro, será realizada a Prova de Habilitação do Programa OBMEP na Escola. Inscreveram-se 12.960 candidatos de todos os estados. No site da OBMEP, usando o número do CPF e a senha cadastrada, os inscritos podem se informar sobre os locais de provas e imprimir o protocolo de inscrição que deve ser apresentado no dia 13.

O Programa OBMEP na Escola visa a estimular o uso dos materiais da Olimpíada (como os Bancos de Questões, por exemplo) em atividades extraclasse a serem realizadas em escolas públicas de todo o país.

No dia 1º de dezembro, serão anunciados no site da OBMEP os resultados do processo de habilitação. Dentre os participantes habilitados, serão convocados 1.000 professores das redes estadual e municipal.

A partir de março de 2015, os “preparadores do Programa OBMEP na Escola” (como serão chamados os professores selecionados) receberão por um ano uma bolsa da CAPES no valor mensal de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) para realizarem suas atividades.

Fonte: OBMEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem Relacionadas do Blogger.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...