18 de julho de 2014

Maragojipanos são beneficiados pelo Programa Medicamento em Casa

Na manhã desta quinta-feira (17), moradores do município de Maragogipe receberam em suas casas os remédios que tanto necessitam para o tratamento da sua doença. A ação faz parte do Programa Medicamento em Casa que é desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em parceria com o Ministério da Saúde e beneficia pacientes de baixa renda de 32 municípios baianos. O município é beneficiado pelo Programa desde dezembro de 2013.

O Programa tem como objetivo garantir o acesso a medicamentos essenciais a pacientes com diabetes e hipertensão, acesso a anticoncepcionais orais e preservativos dos assistidos pelo Programa Planejamento Familiar, contribuir para o fortalecimento da Rede Básica de Saúde, além de possibilitar a humanização da assistência através da redução das filas nas farmácias das Unidades Básicas.

A dona de casa Rosalina Maria dos Santos, 67 anos, hipertensa, fica feliz por ser beneficiada pelo Programa. “Antigamente, eu tinha que acordar 4h da manhã para ir para fila pegar os remédios, agora recebo todos em casa. Isso é muito bom”, comemora a dona de casa. Já dona Crescencia da Luz, também hipertensa, explica como fez para participar do programa. “Eu fiz o cadastro na farmácia e estou recebendo os remédios pela primeira vez”, afirma a moradora de 75 anos.

Para ter acesso ao programa, o paciente tem que ser referenciado pela Estratégia Saúde da Família (ESF), ser atendido em uma Unidade Saúde da Família (USF), fazer um cadastro no Programa Saúde da Família (PSF) e passar por avaliação de um médico, que vai decidir pela prescrição do medicamento.


Fonte: Ascom / Maragojipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem Relacionadas do Blogger.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...