A primeira vai ligar o Terminal Náutico da Bahia, em
Salvador, a Madre de Deus, enquanto a segunda fará a ligação entre Salvador,
Itaparica e Salinas da Margarida. A outra será entre Valença e Morro de São
Paulo.
O sistema será operado pela iniciativa privada, com
fiscalização do poder público. O valor da tarifa vai variar entre R$ 4,50 e R$
14. As travessias serão feitas por catamarãs.
O vice-governador e secretário de Infraestrutura,
Otto Alencar, autorizou ontem a publicação da licitação para a contratação das
empresas que ficarão responsáveis pelos serviços, durante o lançamento do Plano
Diretor do Transporte Hidroviário da Baía de Todos-os-Santos.
O plano sugere a criação de outras quatro linhas:
Salvador-Maragojipe, Candeias-Salvador, Nazaré-Cacha-Pregos, além da rota Porto
da Barra / Terminal Náutico / Plataforma / São Tomé de Paripe.
Estas, no entanto, ainda não têm data para
implementação. “Ainda serão realizados estudos. Esse plano vai nortear ações
futuras”, afirmou Alencar. Segundo ele, o plano vai beneficiar mais de três
milhões de pessoas.
“Esse plano diretor identificou uma
necessidade muito grande desse tipo de transporte hidroviário da população. As
pessoas sempre tiveram o hábito de fazer essa travessia, mas isso se perdeu com
o tempo. O plano quer restabelecer este transporte”, disse o vice-governador.
Segundo ele, para a elaboração do plano, foi
desenvolvido o estudo que envolveu todos os municípios, povoados e
localidades que compõem a BTS. Com o acréscimo destas duas linhas, a Baía de
Todos-os-Santos conta agora com 12 rotas hidroviárias.
O plano mapeou 15 terminais náuticos na BTS. Segundo
o documento, estes locais apresentam uma série de problemas e necessitam de
intervenções, como reforma dos dolfins e pontos de compra de passagens, além de
promover maior acessibilidade para idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
Legalização
O superintendente de transporte da Secretaria de
Infraestrutura, Ivan Barbosa, conta que a linha Valença-Morro de São Paulo já
existe, porém ainda não licitada. Ele afirmou que a quantidade de embarcações
ainda não foi definida. “Vamos tirar essas linhas da clandestinidade e colocar
dentro da legalidade para oferecer mais segurança à população”, afirma.
Segundo ele, a linha Salvador-Madre de Deus
vai contar com quatro embarcações, enquanto a Salvador-Salinas, com duas.
Outras licitações similares já foram realizadas, a exemplo da rota Salvador-Mar
Grande, em 2011.
Fonte: A Tarde
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