4 de novembro de 2013

São Roque do Paraguaçu: Chuva de granizo surpreende moradores nesta segunda (04)

O temporal que caiu no distrito de São Roque do Paraguaçu (Maragojipe-Ba) na tarde desta segunda (04) surpreendeu os moradores da região. Além de ventos fortes,trovões e relâmpagos, o temporal trouxe uma rápida chuva de granizo de baixa intensidade, a qual deixou muitos moradores assustados com o fenômeno, que segundo moradores mais antigos ocorreu pela 1ª vez na localidade.

A moradora D.Neide contou:"As pessoas que estavam na rua começaram a correr assustadas”.Outro morador contou:“Estava em casa, assistindo, quando comecei a ouvir pedras batendo no telhado. Mas era um barulho que não parava. Fui olhar e vi que estava chovendo essas pedrinhas”, explicou Antônio Lima, morador de São Roque do Paraguaçu há mais de 20 anos e que nunca tinha visto algo assim.


O rápido temporal ainda arrancou algumas telhas em diversas casas, além de arrancar uma pequena barraca de lanche na Pça.da Vitória deixou muitas pessoas assustadas.

Segundo dados Meteorológicos, a chuva forte atinge vários Estados do Nordeste e causa transtornos em algumas regiões. Estas chuvas são provocadas por uma área de instabilidade chamada de vórtice ciclônico de altos níveis. Há registro de queda de granizo em algumas cidades nordestinas, algo que não é comum na região. “Toda esta chuva foi provocada por um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), que é um sistema meteorológico, que em seu centro tem uma grande massa de ar seco e em sua borda há muitas nuvens carregadas e chuvas” - explica Patricia Vieira da Somar Meteorologia. Neste momento, a grande massa de ar seco cobre Minas Gerais e a Bahia, já a borda do sistema, onde há muitas chuvas, atinge o norte, sertão e o agraste.


Previsão

A semana inicia com chuvas fortes sobre o Nordeste devido a presença de uma área de instabilidade chamada de vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) Nordeste e passam a ocorrer desde o sul da Bahia até o Maranhão. “Estas chuvas ainda são mal distribuídas, que ocorrem intercaladas com períodos de abertura de sol” - afirma a meteorologista Tatiane Martins. O tempo fica mais nublado e com chuvas constantes na faixa leste nordestina, principalmente entre Salvador e Maceió. Por outro, lado, pontualmente estas chuvas podem vir com forte intensidade, volumes significativos e risco para transtornos.

Na terça-feira as chuvas seguem espalhadas pelo Nordeste. As pancadas ocorrem desde o Maranhão até a Bahia, porém de forma mal distribuída e alternada com períodos de melhoria. Alertamos para transtornos, já que em alguns pontos esta chuva será mais forte.

Fonte:SRoqueNoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem Relacionadas do Blogger.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...