13 de setembro de 2013

Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP) Completa 1 Ano do Projeto Sondas

Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP) completou um ano da assinatura do contrato para a construção de seis navios-sonda para a Sete Brasil. As unidades serão fundamentais para a exploração de petróleo na camada do pré-sal, em lâminas d’água de 3.000 metros.

Entre os seis navios-sonda, quatro serão operados pela Odebrecht Óleo e Gás (Ondina, Pituba, Boipeba e Interlagos), e entregues até 2018. Em associação com a Etesco/OAS, serão operadas as sondas Itapema e Comandatuba, e entregues até 2020. O contrato tem valor global de US$ 4,8 bilhões.

O projeto foi desenvolvido pela empresa holandesa Gusto que, em tempo real, atua em sinergia com os profissionais do EEP no Brasil e no Japão. As unidades serão construídas a partir da transferência de tecnologia resultante da parceira entre EEP e Kawasaki Heavy Industries. “A troca de conhecimento é o caminho para a implantação de um estaleiro no Brasil com tecnologia de ponta, que produzirá navios e sondas compatíveis com o que há de mais moderno no mundo”, afirma Francisco Dezen, diretor do projeto Sondas.

O contrato é um marco positivo para a empresa, pois trata-se da primeira encomenda que será fabricada no estaleiro em construção em Maragojipe, na Bahia. As obras começaram em 2012 e as etapas de dragagem e terraplenagem já foram concluídas. Atualmente, estão sendo implantadas as oficinas de estrutura e outfiting. O estaleiro baiano começará a cortar chapas de aço em 2014, quando o processo de transferência tecnológica estiver concluído.(Fonte:Odebrecht.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem Relacionadas do Blogger.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...