No
primeiro trimestre de 2014 será lançado o edital para concessão da ponte
Salvador-Itaparica. Para tanto, o Governo do Estado, por meio da Seplan,
elaborou um cronograma de ações para este ano, que inclui a publicação de
editais para contratação de estudos de engenharia e de impactos ambientais,
masterplan urbanístico, bem como um plano de atração de indústrias aliado a uma
estratégia de desenvolvimento social.
A
ponte Salvador-Itaparica é parte de um projeto indutor de desenvolvimento
econômico e social, que é o Sistema Viário Oeste (SVO), cujo objetivo é criar
um novo dinamismo no eixo litorâneo sul, permitindo o surgimento de um novo
polo industrial e logístico na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ancorado
por investimentos já em curso (estaleiros em São Roque do Paraguaçu) ou
projetados (nova retro área do porto de Salvador).
ACORDO
DE COOPERAÇÃO ENTRE ESTADO E MUNICÍPIOS
Já foi
assinado um acordo de cooperação técnica entre o Estado e os municípios de
Salvador, Vera Cruz, Itaparica e Jaguaripe, envolvidos nas obras da ponte
Salvador-Itaparica. O objetivo é facilitar a colaboração durante os estudos que
pretendem elaborar o plano de desenvolvimento socioeconômico da ponte, que
integra o Sistema Viário Oeste.
De
acordo com o secretário estadual do Planejamento, José Sergio Gabrielli, os
estudos compreendem modelagem econômico-financeira, projetos conceituais de
engenharia e análise de impactos ambientais e culturais. “Existirão novas
atividades econômicas com a construção da ponte, inclusive com a atração de
empresas para a região, geração de empregos. Por isso vamos promover a análise
de impactos ambientais, de desapropriação, entre outros”, disse Gabrielli. A
partir do resultado dos estudos, pode haver adequações nos planos diretores
municipais e reestruturação da mobilidade urbana nos municípios
envolvidos.
Segundo
Gabrielli, o PMI apontou um investimento de aproximadamente R$ 7 bilhões,
englobando a construção da ponte, duplicação das rodovias, desapropriações e
investimentos em infraestrutura. “Esse valor pode ser alterado, e a partir das
análises poderemos reduzir os custos”.
Santo
Antônio de Jesus
A ponte
terá aproximadamente 12 quilômetros e vai reduzir a distância de 24 municípios
para Salvador. Santo Antônio de Jesus, por exemplo, terá a distância reduzida
em mais de 40 quilômetros.
É de
olho no futuro que alguns empresários de santo Antônio de Jesus, já estão
garantindo áreas para instalações das sede de suas empresas as margens da
BA- 046, que liga o município de Santo Antônio de Jesus ao de Nazaré,
entroncando com a BA- 001 que liga Bom despacho ao município de Valença.
Exemplo disso são as Empresas Natulab, Frangosaj a criação do Portoseco
Recôncavo e a ampliação do novo Distrito industrial Fênix (Antigo Condomínio
Fênix).
A
ponte faz parte de um sistema viário que vai completar um grande anel passando
por Feira de Santana, Candeias, Santo Antônio de Jesus, Castro Alves e Nazaré,
além de viabilizar uma nova conexão interestadual com redução de até 150 km
para Salvador. Assim o secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio
Gabrielli, define a ponte Salvador– Ilha de Itaparica. “Obviamente, um
empreendimento deste porte não será apenas para o transporte de fins de semana
para a ilha”, ressalta.
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