16 de agosto de 2013

Ponte Salvador Itaparica: De olho no futuro, empresários de Santo Antônio investem na BA-046


No primeiro trimestre de 2014 será lançado o edital para concessão da ponte Salvador-Itaparica. Para tanto, o Governo do Estado, por meio da Seplan, elaborou um cronograma de ações para este ano, que inclui a publicação de editais para contratação de estudos de engenharia e de impactos ambientais, masterplan urbanístico, bem como um plano de atração de indústrias aliado a uma estratégia de desenvolvimento social.

A ponte Salvador-Itaparica é parte de um projeto indutor de desenvolvimento econômico e social, que é o Sistema Viário Oeste (SVO), cujo objetivo é criar um novo dinamismo no eixo litorâneo sul, permitindo o surgimento de um novo polo industrial e logístico na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ancorado por investimentos já em curso (estaleiros em São Roque do Paraguaçu) ou projetados (nova retro área do porto de Salvador).

ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE ESTADO E MUNICÍPIOS

Já foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o Estado e os municípios de Salvador, Vera Cruz, Itaparica e Jaguaripe, envolvidos nas obras da ponte Salvador-Itaparica. O objetivo é facilitar a colaboração durante os estudos que pretendem elaborar o plano de desenvolvimento socioeconômico da ponte, que integra o Sistema Viário Oeste.

De acordo com o secretário estadual do Planejamento, José Sergio Gabrielli, os estudos compreendem modelagem econômico-financeira, projetos conceituais de engenharia e análise de impactos ambientais e culturais. “Existirão novas atividades econômicas com a construção da ponte, inclusive com a atração de empresas para a região, geração de empregos. Por isso vamos promover a análise de impactos ambientais, de desapropriação, entre outros”, disse Gabrielli. A partir do resultado dos estudos, pode haver adequações nos planos diretores municipais e reestruturação da mobilidade urbana nos municípios envolvidos. 

Segundo Gabrielli, o PMI apontou um investimento de aproximadamente R$ 7 bilhões, englobando a construção da ponte, duplicação das rodovias, desapropriações e investimentos em infraestrutura. “Esse valor pode ser alterado, e a partir das análises poderemos reduzir os custos”. 

 Santo Antônio de Jesus

A ponte terá aproximadamente 12 quilômetros e vai reduzir a distância de 24 municípios para Salvador. Santo Antônio de Jesus, por exemplo, terá a distância reduzida em mais de 40 quilômetros.

É de olho no futuro que alguns empresários de santo Antônio de Jesus, já estão garantindo áreas para instalações das sede de suas empresas as margens da BA- 046, que liga o município de Santo Antônio de Jesus ao de Nazaré, entroncando com a BA- 001 que liga Bom despacho ao município de Valença. 

Exemplo disso são as Empresas Natulab, Frangosaj a criação do Portoseco Recôncavo e a ampliação do novo Distrito industrial Fênix (Antigo Condomínio Fênix). 

 A ponte faz parte de um sistema viário que vai completar um grande anel passando por Feira de Santana, Candeias, Santo Antônio de Jesus, Castro Alves e Nazaré, além de viabilizar uma nova conexão interestadual com redução de até 150 km para Salvador. Assim o secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, define a ponte Salvador– Ilha de Itaparica. “Obviamente, um empreendimento deste porte não será apenas para o transporte de fins de semana para a ilha”, ressalta.

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