31 de agosto de 2013

Nota de esclarecimento da Prefeitura de Maragojipe


Sobre o artigo “Mais de R$ 40 milhões arrecadados e a população sofrendo com hospital fechado”, a Prefeitura Municipal de Maragojipe vem a público trazer alguns esclarecimentos a cerca dos fatos. O texto está publicado no site Gazzeta do Recôncavo.
Ao longo dos oito primeiros meses de 2013, várias irregularidades foram detectadas pela atual gestão, o que impediram não apenas a reforma do Hospital Municipal de Maragojipe como também a sua reabertura plena.

Somente no mês de abril deste ano foi possível concluir uma ação de desapropriação que tramitava no Poder Judiciário. O imóvel, que pertencia a Santa Casa de Misericórdia, foi adquirido pela Prefeitura por R$765.000,00, valor utilizado como indenização dos trabalhadores do Hospital. Com esta medida o Município passa a ter a propriedade do imóvel, podendo a partir de agora buscar alternativas para restauração e reforma do prédio.

Ainda sobre o mesmo imóvel, vale reforçar que o prédio onde funcionava o Hospital Municipal de Maragojipe é protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o que impõe à Administração Pública restrições acerca de sua manutenção.

Na manhã dessa quarta-feira (27), a prefeita de Maragojipe, Vera Lúcia, esteve reunida com o superintendente do Iphan na Bahia, Carlos Amorim, buscando alternativas para a captação de recursos para reforma e reabertura do Hospital. O Iphan se comprometeu em participar das próximas discussões sobre o tema. 

A respeito do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), o atual Governo Municipal esclarece que foi responsável pela reativação do serviço, uma que o mesmo encontrava-se desativado. Várias irregularidades apontadas pelo Ministério da Saúde, que podem ser comprovadas. O Samu voltou a atuar no Município na segunda quinzena do mês de agosto.  

Sobre a política de saúde desenvolvida atualmente no município, vale lembrar que vários serviços foram reativados, a exemplo do tratamento fora do domicílio; a abertura de postos de saúde; a realização de mais de 2 mil consultas por mês em diversas especialidades; a implantação da coleta de exames laboratoriais na sede e zona rural; a recuperação da frota da Secretaria de Saúde; a aquisição de novos equipamentos de odontologia; a reabertura do Caps, que voltou a atender a população com consultas psiquiátricas, psicológicas, atividades recreativas e refeições aos pacientes; reabertura da Unidade de Saúde da Família e recuperação de uma ambulância em São Roque do Paraguaçu; reforma e reativação da Unidade Móvel de Saúde, que agora atende a população com médico, enfermeiro e odontologia; reinauguração de duas Unidades Básicas de Saúde em Coqueiros e Palmeiras, com reforma dos prédios e aquisição de novos equipamentos; implantação da Farmácia Básica nos postos de saúde, reabertura do Centro de Saúde Médico no Saboeiro com consultas, exame pré-natal e realização de 500 ultra-sonografias/mês, entre tantos outros.

A arrecadação da Prefeitura de Maragojipe pode ser aferida através de várias ferramentas disponíveis, entre elas a Transparência Municipal. Assim, o Governo Municipal cumpre seu papel de esclarecer a população a respeito dos fatos narrados anteriormente, rechaçando as inverdades e condenando a prática difamatória por questões meramente políticas e eleitoreiras.

Governo Municipal – Amor e Trabalho

Fonte: Ascom / Maragojipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem Relacionadas do Blogger.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...