18 de junho de 2013

Secretaria de Saúde de Maragogipe emite nota de esclarecimento sobre os casos de suspeita de Dengue


Através do texto abaixo, a Secretaria de Saúde de Maragogipe busca esclarecer os dois casos de óbito na cidade que levantaram suspeita de dengue hemorrágica.

“A paciente Creuza Nunes dos Santos, cardiopata, portadora de Diabetes Mellitus, deu entrada na emergência do Hospital Nossa Senhora da Saúde, neste município, no dia 10/06 às 18:50h, queixando-se de dores em membros inferiores e superiores esquerdos, sem demais queixas, sendo imediatamente atendida e medicada sobre prescrição do médico assistente, com administração da medicação Voltaren 75 mg via intramuscular.

Após medicada, paciente foi liberada por apresentar melhoras dos sintomas apresentados. Às 04:55h do dia 11/06, a paciente retornou ao Hospital para novo atendimento, sendo assistida pelo mesmo médico do dia anterior, que prescreveu o analgésico Tramal 10MG, via intramuscular, e foi novamente liberada por apresentar melhoras.

Às 08:30h do mesmo dia (11/06), a paciente deu entrada na emergência do Hospital Nossa Senhora da Pompeia da Santa Casa de Misericórdia de São Félix, onde apresentou queixas de mal estar, sudorese, pele fria e hipotensão. Às 16:30h foi solicitado o internamento da paciente e após a realização de exames, houve SUSPEITA diagnóstica de Dengue por conta da queda do número de plaquetas.

Em casos como esse, a confirmação do diagnóstico da suspeita só é possível após análise do LACEN (LABORATÓRIO CENTRAL DA BAHIA) sediado em Salvador, sob a Coordenação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Diante da morte súbita da paciente, não houve tempo suficiente para o envio da amostra do sangue.

A Secretaria Municipal de Saúde de Maragogipe em conjunto com a 31ª Diretoria Regional de Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia, está movendo todos os esforços possíveis para investigação, mas deixa claro mais uma vez, que não se pode afirmar que a causa do óbito foi dengue hemorrágica, já que a SUSPEITA de Dengue é um diagnóstico hipotético sem confirmação. Em contato com as unidades que recepcionaram a paciente, a Secretaria foi informada que não houve a apresentação de sinais ou sintomas do agravo.

A 31ª Dires de Cruz das Almas disponibilizou um equipamento para borrifação na área das suspeitas de ocorrência, além de bloqueio nas proximidades da residência da paciente em questão pelos Agentes de Endemias do município. Vale ressaltar, que durante esses seis meses do ano em curso, apenas foi notificado no município, 01 (um) caso de SUSPEITA do agravo, que foi descartado pelo Laboratório LACEN.

Em se tratando do paciente Domingos Guedes da Silva, ao chegar à unidade de saúde, não houve sintomatologia relativa à dengue. De acordo a análise do prontuário, o paciente recebeu o primeiro atendimento no Hospital Nossa Senhora da Saúde e foi encaminhado à outra unidade hospitalar. A Secretaria Municipal de Saúde está realizando a investigação epidemiológica nos demais municípios onde o paciente foi assistido em busca da confirmação do diagnóstico hipotético. Assim que saírem os resultados, a Prefeitura vai divulgar para a população.

Secretaria de Saúde de Maragogipe”

Fonte: Ascom / Maragogipe


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem Relacionadas do Blogger.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...