10 de maio de 2013

Carnaval de Maragojipe - BA é destaque no primeiro dia do festival das máscaras ibéricas em Lisboa


As ruas de Lisboa são palco, de hoje (09) até 12 de Maio, do VIII Festival Internacional Máscara Ibérica, uma iniciativa da PROGESTUR (Associação para o Desenvolvimento do Turismo Cultural), em parceria com a EGEAC (empresa de gestão de equipamentos e animação cultural da Câmara Municipal de Lisboa).


Tendo a Praça do Rossio como espaço âncora, o festival conta com o já tradicional Desfile das Máscaras Ibéricas, onde são esperados 500 mascarados, divididos em 30 grupos.

Neste ano, o festival tem a participação das máscaras do Carnaval de Maragojipe, reconhecido como patrimônio cultural da Bahia-Brasil, numa iniciativa da AMMA - Associação de Músicos de Maragojipe -, que organizou uma delegação representativa da grande manifestação cultural maragojipana, sendo a única delegação brasileira a participar do importante evento.


A delegação conta com a presença do artista plástico Memeu Barbudo, cujas máscaras exóticas e feitas em pepal rementem à tradição da cultura Ibérica, sobretudo do entrudo.

Hoje, na abertura do evento, o estande brasileiro foi uma das grandes atrações, com diversos visitantantes, de vários países do mundo, interessados em conhecer a cultura maragojipana.

Segundo o coordenador do evento, Hélder Ferreira, presidente da PROGESTUR, a participação maragojipana é um passo importante para a consolidação do festival como referência do intercâmbio cultural entre Portugal e Brasil, principalmente nas suas relações históricas e culturais.

Estiveram presentes hoje no estande do Carnaval de Maragojipe diversos empresários e consultores culturais e o presidente da EGEAC, Miguel Honrado.

Integram a delegação brasileira, além do artista Memeu Barbudo, Luiz Carlos Brasileiro, consultor da AMMA, o produtor cultural Eduardo Zanatta e a jornalista Iana Zanatta.



FONTE: Assessoria de imprensa da AMMA - Associação de Músicos de Maragojipe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem Relacionadas do Blogger.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...