26 de fevereiro de 2013

Prefeitos se comprometem com construção de ponte Salvador-Itaparica

Na manhã desta segunda-feira (25), o governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, reuniu os prefeitos dos municípios de Maragogipe, Itaparica, Vera Cruz, Jaguaripe e Salvador para assinar um Termo de Cooperação entre o governo e as prefeituras visando a construção da ponte Salvador-Itaparica. Na ocasião, um Plano de Desenvolvimento Socioeconômico foi apresentado pelo secretário de Planejamento, José Sérgio Gabrielli. Plano este que integra o Sistema Vário Oeste e que pode dar suporte para a plataforma de governo do secretário. “O objetivo é avaliar os impactos que a ponte traz e organizar isso de maneira que tenhamos respeito permanente diante da movimentação que ela irá causar”, disse o secretário durante sua apresentação.
Um desses impactos foi apontado pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que lembrou os transtornos no trânsito que a ponte pode trazer para a cidade. “Isso precisa ser visto com muita cautela, pois seria um novo vetor de entrada de carros e de saída”, disse. No entanto, garantiu que apoiará o governo do Estado. “Por outro lado haverá um benefício na Cidade Baixa e integração entre Salvador e o Recôncavo Baiano. Eu reconheço o esforço e empenho do governo e garanto que a prefeitura estará disponível para a construção da ponte”, assegura. Sem qualquer sinal de discordância, o governador Jaques Wagner lembrou ao público após a fala do prefeito, que a Via Bahia seria uma forma de controle desse fluxo intenso no trânsito de Salvador. “Um looping poderia ser criado em Salvador ligando a ponte até o Retiro, que é uma área mais industrial e de dispersão”, afirma.
Fora ACM Neto, os outros prefeitos Raimundo Nonato (Itaparica), Arandas (Jaguaripe) e Magno (Vera Cruz) não fizeram qualquer objeção. Reconheceram os desafios que serão enfrentados pelo governador e elogiaram a sua coragem. O prefeito Arandas (PR) chegou a fazer um apelo. “Peço ao senhor, governador, que não desista do projeto. Vai ser difícil, mas insisto que não desista e siga em frente com a ponte”, pediu. Raimundo Nonato (PSD), de Itaparica, se lembrou das pessoas que são contra ao projeto, sem citar nomes. “Dizem que vai ser ruim porque somos uma ilha com praias paradisíacas e que o crescimento desgovernado não seria bom, mas não há outra opção. Espero que consigamos levantar essa ponte em tempo recorde”, disse.
Fechando a cerimônia com a assinatura de Cooperação, o governador agradeceu aos presentes. “Essa assinatura não é o começo. Estamos estudando essa ponte desde 2009. Mas essa fase é fundamental para a população e as gestões desses três municípios. É um marco do envolvimento de todos e a preocupação é bem-vinda”, disse o governador, que citou o início da construção da Avenida Paralela. “No início as pessoas não queriam nem trafegar na via porque era muito deserta. Hoje, todos sabem o que a Paralela é. A ponte pode parecer meio futurista agora, mas nosso pensamento tem que ser daqui a 40 ou 50 anos”, finalizou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem Relacionadas do Blogger.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...