O papel de uma Ouvidoria é ser a ponte entre a população e
uma instituição. Trata-se de um serviço aberto ao público para escutar as
reivindicações, sugestões, denúncias e elogios referentes à empresa. O diálogo
direto entre a Enseada e seus públicos vem sendo ampliado através das quatro
novas urnas do “Fala Navegante”, que foram implantadas em Salinas da Margarida
Sede, Conceição de Salinas, Maragojipe Sede e São Roque. Dentro do estaleiro e
no Centro de Referência, na comunidade de Enseada do Paraguaçu, também existem
urnas do programa.
Esse meio de relacionamento com o estaleiro faz parte do
Programa de Comunicação Social do Plano Básico Ambiental (PBA). Entre janeiro
de 2013 e maio de 2015 foram recebidas pelas urnas do Fala Navegante 228
manifestações das comunidades e 191 de integrantes. “O programa é mais um
mecanismo de comunicação entre Enseada e comunidades, destacando-se neste a
possibilidade de as pessoas manifestarem-se continuamente, inclusive de forma
anônima. O teor das manifestações nos leva a refletir sobre pontos de melhoria
em nossas ações, visando fortalecer uma relação de transparência e confiança
com as comunidades das áreas de influência do empreendimento”, afirmou Sandra
Costa, coordenadora de Responsabilidade Social na Enseada.
Outra forma de interação da Enseada são as mensagens recebidas
através do blog Navegando Juntos, que de novembro de 2013 a maio de 2015
recebeu 302 mensagens.
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