30 de janeiro de 2014

Navio com 11 mil metros cúbicos de equipamentos para a Enseada do Paraguaçu atraca em Salvador

A terça-feira (28/01) foi movimentada no porto de Salvador. O navio Thorco Legenda, de 132 metros, atracou com nada menos que 11 mil metros cúbicos de equipamentos que serão instalados no moderno Estaleiro Enseada, em Maragojipe. O valor da carga está estimado em US$ 40 milhões.

O navio, exclusivamente dedicado ao Enseada, partiu do Japão no dia 13 de novembro do ano passado e passou por quatro portos do Japão e China, até chegar a Salvador. O desembarque das primeiras peças foi acompanhado pela área de Logística, Diligenciamento e Inspeção da Enseada Indústria Naval S/A. Segundo o coordenador da operação, engenheiro Dimitrios Levendakos, o pacote de equipamentos foi adquirido por recomendação da Kawasaki, que além de acionista é a parceria tecnológica do empreendimento. Basicamente, todos os equipamentos fazem parte da Oficina 6 – principal edificação do estaleiro, onde as chapas de aço se transformam em painéis e blocos.

“As 11 ordens de compra vieram em cargas soltas, já que por conta do volume e do tamanho das peças não foi possível embarcar em contêineres. É uma operação logística muito bem elaborada, que envolve mais de trinta pessoas entre tripulação e operadores portuários”, revelou Levendakos.

A previsão é que o descarregamento dure de quatro a cinco dias. Em seguida, a carga permanecerá em solo até a completa liberação alfandegária, até seguir em balsas e caminhões para a região de Enseada, em Maragojipe, respeitando o fluxo de prioridade de montagem.

O Estaleiro entra em operação ainda em 2014, mas é em março de 2015 que será oficialmente inaugurado.

Curiosidade: conheça detalhes do navio que trouxe os equipamentos da Enseada.



Equipamentos do EEP começam a ser descarregados em Salvador.
Operação pode demorar até quatro dias.


Fonte: Marcelo Gentil / Comunicação EEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem Relacionadas do Blogger.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...