21 de outubro de 2013

Livros com histórias da tradição oral de Maragogipe são lançados durante a Flica 2013


Histórias contadas há gerações nas comunidades quilombolas de Maragogipe, transmitidas pela tradição oral, agora se tornarão livros. O Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP) lançará, durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica 2013), quatro contos infantis com o objetivo de valorizar e garantir a difusão da memória popular da comunidade onde está inserido.

As obras refletem contos populares e contam a história das comunidades situadas no entorno do município de Maragogipe, onde a empresa desenvolve suas atividades desde 2012. “A História do Tenengo”, “Maria & Maria”, “O Menino que a Caipora Carregou” e “Vovó do Mangue & Vovó do Mato” transmitem às crianças noções de solidariedade, amor ao próximo, respeito aos animais e ao meio ambiente.

“A iniciativa para o lançamento dos livros surgiu após identificarmos a importância e o peso dessas histórias para a população do povoado de Enseada, na cidade de Maragogipe, afirma Humberto Rangel, diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade do EEP.

Os livros lançados durante a feira serão distribuídos em 56 escolas públicas localizadas em Cachoeira e região. "Os contos poderão fazer parte do processo de alfabetização e aprendizado das crianças quilombolas”, completa Humberto Rangel.

Além disso, a empresa estará presente na feira com um stand, por meio de uma apresentação de samba de roda e de uma mesa de debates no dia 26/10, às 16h, no auditório da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). O tema do debate será “Conceituação sobre culturas de tradição e suas indicações de salvaguarda”, com a participação de professores da universidade.

A Flica 2013 acontece durante os dias 23 e 27 de outubro, no município de Cachoeira.

Fonte: Correio 24 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem Relacionadas do Blogger.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...