23 de julho de 2013

Projeto travessia das artes aporta em comunidades ribeirinhas de Cachoeira, Maragojipe e São Félix


Numa travessia a saveiro no Rio Paraguaçu pelas comunidades quilombolas e ribeirinhas dos municípios de Cachoeira, São Félix e Maragojipe o Travessia das Artes levará oficinas e espetáculos de memória, contação de história e dança para toda a comunidade. A proposta é proporcionar a fruição da arte e da cultura para comunidades historicamente excluídas, estimular o desenvolvimento de formas de fazer arte e cultura a partir dos bens locais e provocar a investigação e valorização da memória e história oral do território sob metodologias arte-educativas. As histórias orais e memórias do lugar se transformarão em belos enredos de teatro e performance.

Os artistas oficineiros se instalarão nas comunidades de Iguape, Pilar e Ponta de Souza, ficando três dias em cada uma delas. O saveiro desembarcará em todas as comunidades as 17 horas com o espetáculo Travessia da Memória e nos dias seguintes desenvolverão as oficinas que culminam em um espetáculo próprio, em cada comunidade.

Dia 19 de Julho, foi na Fazenda do Pilar, na localidade da Lavandeira, ficando até dia 21. No dia 02 de Agosto chega ao Iguape na frente da Igreja de São Tiago, onde fica até o dia 04. E de 09 à 11 de Agosto o Travessia das Artes vai atracar em Ponta de Souza.

Finalizando o projeto as atividades serão desenvolvidas também no porto de São Félix, dia 17 de Agosto com as oficinas e 18 com a apresentação do espetáculo Travessia da Memória e exposição fotográfica do trabalho desenvolvido nas comunidades.

O Travessia das Artes é uma iniciativa da Casa de Barro premiada pelo primeiro Calendário das Artes, e conta com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundo de cultura, Secretária de Cultura, Secretaria da Fazenda e Governo do estado da Bahia. A Prefeitura Municipal de São Félix também apoia o Travessia das Artes.

Ficha Técnica

Espetáculo: Danielle Andrade, Flávia Pedroso, Rodrigo Paixão e Van (Bantos)
Oficina de Memória: Amarrando Memórias – Rodrigo Paixão
Oficina de Dança: Narrativas em Movimento – Flávia Pedroso
Oficina de Contação de Histórias: Memórias de Rio, Memórias de Amor – Danielle Andrade
Produção Executiva: Patrícia Bssa

Fonte: Mídia Reconcavo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem Relacionadas do Blogger.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...