30 de maio de 2013

Nair Goulart cita Polo Naval em Maragogipe para fazer alerta sobre perda de espaço para estrangeiros

Nós, estamos sempre cobrando das nossas autoridades uma excelência na Educação do município de Maragogipe, pois se a grande maioria das pessoas desejam o Estaleiro, é preciso preparação. Mas a preparação que cobro não é, somente, para a base da pirâmide, mas também para os altos escalões, pois corremos o risco de cair nas opções dadas pela presidente Nair Goulart. 

Neste sentido, acredito que a opinião de Nair Goulart é a mas sensata, e é preciso temer mesmo.

Leia o texto publicado no SINTEPAV intitulado "País facilita vista de trabalho para estrangeiro"



Para a presidente da Força Sindical Bahia, Nair Goulart, um eventual temor de perda de espaço para estrangeiros ou mesmo de precarização das condições de trabalho não faz qualquer sentido

O governo reduziu a burocracia para a autorização de trabalho de estrangeiros no Brasil. Agora, empresas e trabalhadores terão de apresentar menos documentos e o visto de trabalho será concedido de maneira mais ágil. Outra mudança é o estímulo para que estudantes de mestrado e doutorado trabalhem no país durante o período de férias, com prazo limitado a 90 dias.

O trabalhador estrangeiro poderá receber autorização para atuar no País mesmo antes de apresentar os documentos e diplomas traduzidos, uma exigência do governo. O prazo para a entrega desses papéis é de 60 dias. Antes, a concessão do visto ficava paralisada até a apresentação.

A simplificação também permitirá que os trabalhadores estrangeiros enviem documentos via internet. As digitalizações serão armazenadas na Coordenação Geral de Imigração (CGIg). Se o trabalhador vier trabalhar no Brasil por meio do vínculo entre empresas, também é dispensada uma série de documentos de comprovação do vínculo.

A partir de agora, o trabalhador ainda poderá obter a autorização de trabalho no País ainda que sua remuneração seja inferior à que recebia no país de origem.

De acordo com a resolução que disciplinava a autorização de trabalho a estrangeiros até então, isso não era permitido.

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, informou ontem que as novas regras “vão possibilitar a redução dos prazos de concessão de vistos e, em conjunto com o envio de procedimentos pela internet, poderá reduzir em até dois terços o prazo atualmente praticado para emissão de vistos de trabalho”.

Medida justa – Para a presidente da Força Sindical na Bahia, Nair Goulart, as medidas adotadas pelo governo no sentido de facilitar o ingresso de estrangeiros no mercado de trabalho do Brasil é justa e importante para o desenvolvimento do País.

“O Brasil vive uma onda de desenvolvimento em que faltam trabalhadores com alto nível de qualificação em diversas áreas”, destaca.

Nair Goulart cita o exemplo do polo naval (Estaleiro Enseada do Paraguaçu) que está sendo implantado em Maragogipe, no Recôncavo, para fazer um alerta.

“A construção naval exige um altíssimo índice de qualificação. É importante que a Bahia lute para atrair o investimento, mas é preciso garantir a educação das pessoas e a qualificação profissional porque, de outro modo, os empregos serão todos para quem vem de fora mesmo”, diz.

Para a presidente regional da Força, um eventual temor de perda de espaço para estrangeiros ou mesmo de precarização das condições de trabalho não faz qualquer sentido.

“O Brasil não é um país xenófobo, como são alguns europeus. Fomos formados por diferentes culturas e estamos acostumados a lidar com pessoas diferentes”, acredita.

Ela lembra que os estrangeiros que trabalharem no Brasil estarão sujeitos às mesmas regras às quais os trabalhadores estão sujeitos.

“Não tem como precarizar relações de trabalho porque temos aqui a lei que estabelece o pagamento do salário mínimo”, diz.

MENOS DOCUMENTOS

Em relação à documentação das empresas, haverá isenção da apresentação, ao Ministério do Trabalho, de termo de responsabilidade por meio do qual assumem quaisquer despesas médicas e hospitalares do estrangeiro contratado.

No total, a quantidade de documentos foi reduzida de dez para seis, segundo o Ministério do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem Relacionadas do Blogger.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...