25 de maio de 2013

Ministério da Agricultura queima 6,2 toneladas de leite em pó contaminado


Fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária eAbastecimento (Mapa) queimaram 6,2 toneladas de leite em pó, emTaquara, no Rio Grande do Sul. No produto, foi detectada apresença de formol.

 De acordo com o ministério, a ação aconteceu nesta segunda-feira(20), dando continuidade à Operação Leite Compen$ado,deflagrada no início do mês pelo Ministério Público do Rio Grande doSul e o Ministério da Agricultura.

 Dos 318 mil litros de leite cru apreendidos na operação, cerca de 28 mil testaram positivo para a presença de ureia e formol. O produtoera oriundo de dois entrepostos interditados no dia 8 de maio desteano. Os problemas foram detectados em 7,5 mil litros da empresaLíder Alimentos, em Crissiumal (RS), e de 20,8 mil litros da Marasca,que fica em Selbach (RS).

 O leite cru é transformado em leite em pó para a realização de testes e, quando confirmada a adulteração ou contaminação, o produto éincinerado. Segundo o ministério, para cada dez litros de leite cru,faz-se cerca de um quilo de leite em pó.

 A Superintendência Federal de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul ainda aguarda as demais análises das amostras de leite apreendido. A partir delas, serão definidos os destino dos demais lotes, cautelarmente apreendidos em uma empresa que auxilia as ações do ministério.

 Como a adulteração do produto ocorreu durante o processo de transporte, o ministério informou que vai se reunir amanhã (22) com representantes da cadeia produtiva do leite, para sugerir mudanças na relação das indústrias de laticínios com as transportadoras.

 O Mapa deve propor que as empresas alterem o pagamento do frete do produto, baseando-se na distância percorrida e não mais no volume transportado. A medida é importante porque o tema é tratado no âmbito comercial, que foge da legislação referente à inspeção sanitária.

 O ministério também estuda como adotar novos parâmetros para análise da quantidade de ureia no leite, uma vez que a substância faz parte da composição natural do produto. A intenção é aprimorar o sistema de inspeção do Programa Nacional de Combate à Fraude no Leite.

Fonte: Agência Brasil / Foto: Reprodução/Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem Relacionadas do Blogger.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...