11 de julho de 2014

Em meio à emoção de Dona Ditinha, comunidade de Enseada recebe Boi Janeiro e vídeo sobre a Barquinha

“Enquanto vida Deus me der, estarei participando da Barquinha. Já fui até convidada para fazer a desse ano”. A declaração entusiasmada foi dada por Benedita de Sousa, de 75 anos, mais conhecida por D. Ditinha, durante a cerimônia de lançamento do vídeo da Barquinha e da entrega do Boi Janeiro feita por representantes da Enseada Indústria Naval. O evento aconteceu na quinta-feira (10), na Associação dos Moradores de Enseada do Paraguaçu.

Várias pessoas que moram na região, como Claudete dos Santos, de 80 anos, participaram do encontro. “A comunidade e nós, sambadeiras, nos sentimos muito felizes. Eu sou raiz desse chão. Participo e aprovo tudo o que for para o bem de nossa tradição”, afirmou.

Com um olhar emocionado, os moradores assistiram ao vídeo e aprovaram a iniciativa do Estaleiro. “Isso foi um presente de Deus. Com esse trabalho, ganhamos mais visibilidade para conseguir apoio nas nossas ações”, declarou Alexsandra Rosária, ex-tesoureira da Barquinha e que já teve o papel de buscar recursos para a realização dessa tradição cultural presente em Enseada há mais de 100 anos.

Sandra Costa, coordenadora de Responsabilidade Social do empreendimento, destacou o comprometimento da empresa em ajudar a construir o futuro, mas com um olhar especial para a preservação das riquezas culturais e imateriais da região. “O que está acontecendo aqui é mais um marco da relação de respeito que existe entre o Estaleiro e a comunidade”, avaliou Costa.

A ocasião foi de festa, agradecimento e orgulho. O Boi Janeiro, confeccionado em duas semanas por Rodrigo Siqueira, da empresa Brasil com Artes, foi entregue aos moradores. Logo após, ao som de Tom Barreto, o samba de roda e de raiz, mostrado pelo grupo “Filhos de Enseada”, invadiu o silêncio da típica localidade quilombola às margens do rio Paraguaçu, levando alegria ao momento de celebração.


Para baixar o vídeo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem Relacionadas do Blogger.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...