5 de maio de 2014

Carnaval de Maragogipe participa de Festival de Máscaras Ibéricas 2014 em Lisboa

Pela segunda vez, o Carnaval de Maragogipe participará do Festival Internacional da Máscara Ibérica - FIMI, que acontecerá entre os dias 08 e 11 de maio, em Lisboa - Portugal. Neste ano a comitiva contará com 13 pessoas, entre músicos, artistas, artesãos e produtores, sendo o único grupo representante do Brasil.

A participação maragogipana no festival, além de ser uma importante estratégia de promoção, possibilitará um reencontro com os seus elementos primordiais – a cultura ibérica, através do entrudo, é o principal elemento de influência do Carnaval de Maragogipe. O intercâmbio fortalecerá mais ainda essa ligação cultural, provocando uma troca de experiências entre artistas portugueses e espanhóis e artistas maragogipanos.

Essa ação faz parte do Programa de Valorização e Difusão do Carnaval de Maragogipe, desenvolvido pela AMMA – Associação de Músicos de Maragogipe. Esse projeto está sendo financiado pelo Fundo Estadual de Cultura, do Governo da Bahia, através do edital de Mobilidade Artística.


Além dos mascarados, três artesãos participarão do evento, Memeu Barbudo, Márcia Rangel e Renato dos Santos, apresentando suas máscaras e fantasias carnavalescas. Marcará presença também a Orquestra Popular de Maragogipe, formada por músicos das tradicionais filarmônicas locais.

A riqueza cultural do Carnaval de Maragogipe está na sua diversidade e espontaneidade, que dialoga com linguagens e estéticas diferentes. Para o FIMI, os artesãos participantes apresentarão máscaras e fantasias de referencia da cultura ibérica, tão influente nesse carnaval.

Segundo Sérgio Barreto, presidente da AMMA, essa ação será um marco significativo para o carnaval. “Estamos na expectativa de realizar um bom trabalho em Portugal, um trabalho significativo de promoção e intercambio, onde Maragogipe se reencontrará com suas origens”, afirmou.

Para Memeu Barbudo, artesão que esteve presente em 2013, trata-se de uma grande oportunidade de trocar experiências e mostrar seu trabalho para o mundo.


A AMMA registrará todo o evento e lançará um documentário em evento que será realizado no dia 12 de junho em Maragogipe.

Fonte: AMMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem Relacionadas do Blogger.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...